Resumindo o Desktop

















Numa interessante viagem pela história da informação, o autor apresenta-nos a curiosa forma de transmitir mensagens através da organização espacial à uma sociedade predominantemente analfabeta, sem esquecer Gutenberg e sua valiosa contribuição para a disseminação do conhecimento.
Nesse processo evolutivo surge o computador, oferecendo um novo caminho a ser trilhado pela informação: o “espaço de dados”, um grande desafio para os designers de interface, pois era preciso encontrar formas eficientes de torna-lo útil. Assim vão surgindo ferramentas para este novo espaço, ferramentas estas que são o resultado de estudos ancorados nas ideias de Doug Engelbart e Ivan Sutherland.
Descortina-se um novo mundo: o virtual, em seguida cria-se a primeira interface desktop, e sem perder tempo a Apple lança sua versão de interface, tão revolucionária que torna-se ela própria um meio de comunicação, concretizando o pensamento de Alan Kay.
Depois de consolidado, o desktop vê-se envolvido em disputas comerciais, políticas e até culturais que arrastaram-se por décadas.
Hoje o desafio dos designers é dar realidade ao desktop, infelizmente, só o vídeo game conseguiu avanços mais significativos nesta área.

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